• Mais
  • Circuitos
  • Kartódromo Arena Sapiens
  • Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1308, Canasvieiras – Florianópolis (SC)

  • Arena Sapiens (Foto: Vipcomm)

    Arena Sapiens (Foto: Vipcomm)

    O Kartódromo Arena Sapiens foi construído em 2009, especialmente para o Desafio Internacional das Estrelas, que chegava a sua quinta edição. A festa de fim de ano organizada por Felipe Massa aconteceu pela primeira vez em 2005, em Bauru, e, nos três anos seguintes, teve como palco o Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. Porém, este ficou pequeno para as proporções que o Desafio atingiu, e graças a um acordo entre o Governo de Santa Catarina, a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC) e do Sapiens Park surgiu um novo circuito na capital catarinense.

    Foi construído um kartódromo capaz de receber provas CIK-FIA. O traçado, desenhado por Lucas di Grassi, reúne curvas da Fórmula 1, que foram escolhidas após conversas com Massa. A terceira foi inspirada no circuito de Xangai, na China. A quarta, na famosa Curva Oito de Istanbul Park, na Turquia. A sexta lembra o Laranjinha, em Interlagos, porém, sem a variação altimétrica. Finalmente, a última curva é semelhante à Curva do Café, também em Interlagos. O projeto como um todo teve o dedo do arquiteto da F1, Hermann Tilke.

    O complexo do Sapiens Park tem uma área de 4,3 milhão de km², e conta com a base da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O kartódromo é sua primeira praça esportiva, levantado em uma área reflorestada e tem a extensão de 1200m do circuito coberta com um asfalto “borracha”, que “chupa” do ar o carbono e o nitrogênio, para que a pista fique limpa e mais aderente. Além disso, o piche tem em sua composição mais de 5 mil pneus moídos.

    Merece destaque o público que o kartódromo comporta: 20 mil espectadores, que, no fim da prova do Desafio das Estrelas, “imitam” a tradicional invasão de pista que acontece em Monza, na Itália. Isso sem mencionar que as instalações estão a poucos minutos da praia de Canasvieiras.

    Em 2010, o circuito já recebeu uma das fases do Campeonato Brasileiro de Kart.

    Confira um vídeo com imagens da segunda bateria da edição de 2010, vencida pela piloto Bia Figueiredo:

    Extensão – 1200 metros
    Sentido – Anti-horário
    Curvas – 12 (7 para a esquerda e 5 para a direita)
    Infra-estrutura - Arquibancada, estacionamento, área para alimentação, boxes e iluminação artificial
    Endereço – Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1308, Canasvieiras, Florianópolis (SC)

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>