• 13.12.2011 - 20:34 -
  • Birel anuncia o chassis Bravar para 2012; veja fotos
  • Fabricante re-homologou o modelo R31-SD2 e terá, assim, dois modelos em atividade nas pistas

  • A partir de 2012, a Birel Sudam terá dois modelos de chassi sendo comercializados no Brasil. Aproveitando o período de homologação, válido para o triênio 2012-2014, a marca trouxe um novo kart para o país, que já recebeu o selo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). É o Bravar, inspirado no modelo S4, da matriz italiana Birel SPA, que também está em fase de homologação, na Europa.

    “Estamos trabalhando há mais de dois anos no projeto Bravar. Fomos à Itália, centro do kartismo mundial, para estudar o que está sendo usado de melhor e mais veloz por lá, e chegamos à concepção do novo modelo”, declara o comandante da Birel Sudam, Marcelo Petriccione. “Daí em diante, passamos a trabalhar na escolha e no desenho dos componentes. Tenho certeza que trazemos ao mercado nacional mais um produto para conquistar títulos e deixar nossos clientes nos lugares mais altos dos pódios”, conclui.

    Bravar, o novo chassi da Birel (Foto: Divulgação)

    Bravar, o novo chassi da Birel (Foto: Divulgação)

    O Bravar traz uma série de inovações em relação ao seu antecessor, o R31-SD2. As carenagens são mais arredondadas, objetivando uma aerodinâmica melhor, e os pára-choques ganham mais uma opção de fixação: além do modelo de manga dianteira, agora haverá a possibilidade de se utilizar uma peça vazada, com diferentes opções de dureza, permitindo inúmeros acertos diferentes ao kart.

    O sistema de freios do novo modelo é composto por um mecanismo totalmente hidráulico, que conta com novos modelos de pinças e reservatórios de fluído para o primeiro cilindro, excluindo assim a necessidade de regulagem.

    Para atender aos clientes da marca que possuem o modelo antigo da Birel, o R31-SD2, este foi re-homologado para o próximo triênio, podendo, portanto, ser usado em competições nacionais.

    Os componentes do Bravar foram homologados em parceria com a empresa italiana Freeline – a partir deste ano, todas as peças devem ser homologadas junto a um chassi. Apesar disso, elas continuam intercambiáveis e podem ser utilizadas em outros modelos ou mesmo em outras marcas de chassi, portanto, o chassi R31-SD2, homologado com peças KTT – as mesmas que a Birel comercializou nos últimos anos – poderá fazer uso de peças Freeline. Deste modo, os clientes da Birel Sudam terão quatro alternativas na hora de fechar uma compra: Bravar/Freeline, Bravar/KTT, R31-SD2/Freeline e R31-SD2/KTT.

    Em 2011, a Birel foi a marca que mais venceu no Campeonato Brasileiro. Foram seis títulos e um total de 19 pódios, além de nove pole positions. Os campeões que usaram chassis Birel foram Zaiya Fontana (Júnior Menor), Vinícius Papareli (Júnior), Dennis Dirani (Shifter), Luiz Felipe Caiado (Sênior B), Saul da Silva Leite (Super Sênior) e Renato Travassos (Fórmula 4).

    O processo de homologação de chassis, aberto em agosto, provocará um aumento considerável de marcas no mercado nacional. Além das cinco que já eram atuantes (Birel, Kart Mini, Techspeed, Thunder e Mega Kart), passam a ser comercializados modelos de outras seis: PPK, Tony Kart, ART, CRG, Energy e Intrepid. Mais novidades devem pintar nas próximas semanas com relação a anúncios de novos chassis.

    Confira uma galeria de fotos deste novo chassi:

  • Autor:
  • Renan do Couto -

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>