• Mais
  • Colunas
  • 26.2.2013 - 8:06
  • Olhar técnico: O que é que o Parilla tem?
  • Jeison Teixeira explica as novidades do MY-13, apresentado pela marca italiana

  • Amigos do Allkart,

    Parilla MY-13 (Foto: Divulgação)

    Parilla MY-13 (Foto: Divulgação)

    Estou de volta para falar um pouco do assunto do momento: o novo motor da Iame/Parilla. Como vimos (aqui e aqui) no Allkart nas últimas semanas, houve reclamações dos demais fabricantes de motores – que homologaram seus motores na Comissão Nacional de Kart – sobre o novo motor homologado pela Iame, o MY-13. Segundo eles, existia um acordo de se manter as bases do Parilla MY09 e MY10 e a nova homologação do Parilla MY13 não respeitaria tal acordo.

    Não tenho detalhes profundos a respeito do acordo feito pela CNK/CBA e todos os fabricantes. O que posso afirmar é que a Parilla trouxe para o mercado um motor bem atualizado em relação ao seu último modelo. As grandes diferenças são internas: o cárter possui um desenho que auxilia no fluxo do combustível em direção ao cilindro, os rolamentos do virabrequim sofreram uma grande alteração e não são mais de esferas (bolinhas). Agora são roletes (pequenos eixos).

    Na parte do cilindro, as medidas são diferentes das do modelo anterior. Além disso os novos motores são dotados de pistões com um anel de segmento mais fino se comparado à versão antiga. Finalizando todas as mudanças, a Parilla trouxe uma curva do escapamento um pouco mais reta e longa, que talvez funcione de uma forma melhor com os escapamentos dessa homologação.

    Em relação ao modelo anterior, eu acredito que as grandes alterações sejam a mudança no cárter, que acelera a entrada de combustível para o motor e traz um fluxo melhor do combustível, e o anel de segmento do pistão, mais fino, traz um rendimento um pouco melhor do que o do modelo anterior. Fechando as grandes alterações eu acredito que esses rolamentos de roletes do virabrequim absorvam um pouco mais da vibração que o modelo anterior apresentava.

    Exemplos dos sistemas de esferas à esquerda e de roletes (dir.).

    Exemplos dos sistemas de esferas (esq.) e de roletes (dir.).

    Não tenho dados técnicos para afirmar se o novo motor da Parilla é melhor que os demais, mas posso dizer que eles fizeram uma grande evolução em relação ao seu próprio modelo anterior.

    Mas o que a gente percebe é que, da parte que corresponde à CNK e à CBA, muita coisa tem ficado sem resposta. Já estamos quase em março e até agora não temos o nosso regulamento anual com as medidas e diretrizes que devemos seguir, o RNK. Essa é uma enorme diferença em relação à Europa, onde podemos a qualquer momento entrar no site da CIK/FIA (http://www.cikfia.com) e consultar as homologações, medidas, normas e diretrizes. Inclusive eu recomendo a visita pois é um site bastante completo sobre nosso esporte. Além de muitas informações, a CIKFIA TV traz imagens incríveis dos eventos por eles realizados.

    Aliás, regulamentos e um apanhado de como anda o kart no Brasil, especialmente fora das principais praças, é um tema que quero abordar em breve na coluna. O que acham?

    Um grande abraço e até a próxima.

     

    Jeison Teixeira

  • Autor:
  • Jeison Teixeira - PETRÓPOLIS - RJ

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 


4 Responses to Olhar técnico: O que é que o Parilla tem?


  1. Pingback: Allkart.net » Opinião: O confuso kart nacional

    • Eduardo diz:
    • 27 de fevereiro de 2013 at 6:51
    • Acho que a homolocacao brasileira deveria deixar de existir e seguir o CIK/FIA, para tudo, motores, chassis, pneus, etc. De que adianta os brazucas andarem a vida inteira aqui com um equipamento e qdo chega no mundial, troca tudo e tem que se adaptar durante o torneio… Tem muito nego bom por ai tendo que se contentar com posicoes mediocres la fora, e garanto que não é por falta de talento.

    • Responder
    • Carlos diz:
    • 4 de junho de 2014 at 9:42
    • Olá amigos, tenho um kart com motor parilla que foi do Ayrton Senna e preciso vender.
      Se alguém se interessar por favor entre em contato , posso mandar fotos!
      abraços

      facebook: carlos pereira

    • Responder