• 15.7.2014 - 11:23 -
  • Quem são os maiores campeões brasileiros de kart?
  • Na próxima semana, em Itu, começa a 49ª edição da competição

  • 1286667766369_f

    O Kartódromo Arena Kirim, o ex-Arena Schincariol, em Itu (SP), recebe a partir da próxima semana a 49ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A principal competição do país vai ter as duas fases realizadas na mesma pista. Já são mais de 200 pilotos inscritos e a expectativa é que este número dobre.

    E quem são os maiores campeões da competição? Em um levantamento feito em conjunto pelo Allkart e o jornalista Erno Dhremer, no site KartMotor, listamos agora todos os campeões, que conquistaram pelo menos três títulos.

    O maior vencedor de todos é a lenda Renato Russo. Ele soma oito títulos e ainda está em plena forma, inscrito, inclusive para a disputa deste ano.

    Renato Russo

    Renato Russo

    Na sequência aparece o ex-kartista e ex-piloto Paulo Carcasci. Por muito tempo ele ficou com seis títulos isolado como o maior campeão. Quando teve a mesma marca  atingida por Russo (6), ele voltou a competir e conquistou o sétimo título sendo campeão Brasileiro Shifter. Mas depois veio Russo e ultrapassou esta marca.

    Paulo Carcasci

    Paulo Carcasci

    Dois pilotos, não menos talentosos que Russo e Carcasci. André Nicastro e Sérgio Jimenez somam seis títulos cada. Nicastro já está inscrito para este ano e Jimenez ainda deve confirmar participação. Pilotos da mesma geração e bons rivais na pista.

    Pentacampeões (cinco títulos) duas gerações de pilotos. Rubens Barrichello – que deve competir este ano – e o tocantinense Felipe Fraga, nova estrela da Stock Car.

    Tetracampeões aparecem os irmãos Danilo e Dennis Dirani (que ainda competem) e o mineiro Clemente Faria Júnior.

    Com três títulos são vários os pilotos. Com destaque a Ayrton Senna. Campeão em 1977, 1978 e 1980. O tricampeão Mundial de Fórmula 1 foi reconhecidamente um dos maiores kartistas do país. Ao “seu lado” com três conquistas: Nelsinho Piquet (ex-piloto F1), Bruno Junqueira (ex-piloto de testes da Williams na Fórmula 1 e vice-campeão na CART),  Júlio Campos e Tuka Rocha (Pilotos Stock Car), Felipe Guimarães (piloto F3), Olin Galli, Glauco Alex, Antônio Canedo, João Gonçalves (ainda kartistas) e Pedro Rodrigues (ex-kartista).

    ayrton_senna_karting

    Alguns destes pilotos conquistaram estes títulos apenas enquanto competiram de kart e depois partiram para outras categorias. Sem tirar o mérito, é claro, Russo é o maior vencedor do kart nacional porque ainda está na ativa e em alto nível.

    Os maiores campeões:

    Renato Russo – 8 títulos

    Paulo Carcasci – 7 títulos

    André Nicastro e Sergio Jimenez – 6 títulos

    Rubens Barrichello e Felipe Fraga – 5 títulos

    Danilo Dirani, Dennis Dirani, Clemente Faria Júnior e Tuka Rocha – 4 títulos

    Ayrton Senna, Nelsinho Piquet, Júlio Campos, Tuka Rocha, Felipe Guimarães, Olin Galli, Glauco Alex, Antônio Canedo, João Gonçalves e Pedro Rodrigues – 3 títulos

    Confira um depoimento de Renato Russo sobre seu oitavo título:

    E confira um especial sobre a carreira de Paulo Carcasci clicando na foto abaixo:

    paulo

  • Autor:
  • Nei Tessari - São Paulo - SP

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 


One Response to Quem são os maiores campeões brasileiros de kart?