• 22.5.2015 - 13:48 -
  • Europeu na pista
  • KZ e KZ2 fazem segunda etapa do continental neste fim de semana; Troféu Academia estreia

  • Flavio Camponeschi lidera o Europeu de KZ. (Foto: Divulgação)

    Flavio Camponeschi lidera o Europeu de KZ. (Foto: Divulgação)

    O Campeonato Europeu de Kart volta à pista neste fim de semana (23 e 24/5). A pista de Zuera, na Espanha, recebe a segunda etapa das categorias KZ e KZ2, de karts com marcha, junto com a abertura da temporada 2015 do Troféu Academia.

    Vencedores da primeira etapa, realizada mês passado em Sarno, na Itália, Flavio Camponeschi e Andreas Fasberg, ambos pilotos da Tony Kart, lideram a temporada até aqui. Com temperaturas mais altas do que aquelas encontradas na primeira rodada, a segunda etapa do Europeu oferece desafios distintos – que podem embolar a disputa. Na KZ, Ben Hanley – líder do Europeu de KF – e Marco Ardigó ocupam as posições logo abaixo do primeiro colocado da tabela. Já na KZ2, o espanhol Pedro Hiltbrand e o italiano Fabian Federer fazem frente ao líder na disputa pelo título.

    Troféu Academia

    O evento deste fim de semana na Espanha marca, também, a abertura da temporada do Troféu Academia – o certame idealizado pela CIK-FIA como o mais acessível à elite do kartismo profissional. O grid é composto por vagas oferecidas pela CIK às suas confederações associadas. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por exemplo, tem duas vagas que serão ocupadas pelos irmãos Murilo e Marcel Coletta.

    Bem na fita

    O Campeonato Europeu para a categoria KFJ (Junior) começou com dois brasileiros andando forte. A primeira rodada foi disputada duas semanas atrás em Portimão, no sul de Portugal. O grande destaque da rodada ficou por conta da estreia de Caio Collet no campeonato continental.

    Logo na estreia, Collet surpreendeu por marcar o quinto tempo entre os 63 inscritos no treino classificatório. Nas baterias eliminatórias, Caio chegou a vencer uma prova e passou em 16º para a fase final. Na Pré-Final cruzou a linha de chegada em 10º e na grande final, foi o segundo colocado.

    Caio Collet (241) surpreendeu em sua estreia no kartismo europeu. (Foto: KSP/Kartcom)

    Caio Collet (241) surpreendeu em sua estreia no kartismo europeu. (Foto: KSP/Kartcom)

    Já bem mais experiente no kartismo europeu, Felipe Drugovich também andou bem em Portugal. De 34º na tomada de tempos, o paranaense fechou o fim de semana com o sexto lugar na grande final – se colocando, também, o Top-10 do campeonato.

    A rodada portuguesa do Europeu de KFJ também teve a estreia do brasileiro Ruan Belizário, que não avançou além da fase eliminatória. O líder da KFJ até aqui no Europeu é o belga Kenny Roosens, enquanto na KF, o líder é o inglês Ben Hanley.

  • Autor:
  • Ricardo Belussi - SÃO PAULO - SP

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>