• 23.6.2015 - 14:01 -
  • Joyner e Martono vencem no Europeu de KF e KFJ
  • Etapa na Inglaterra embolou disputa e teve brasileiros na final

  • Pista de Brandon, na Inglaterra, recebeu a segunda etapa do Europeu de KF e KFJ 2015. (Foto: CIK/KSP)

    Pista de Brandon, na Inglaterra, recebeu a segunda etapa do Europeu de KF e KFJ 2015. (Foto: CIK/KSP)

    Quem fez alguma previsão de apontar, no sábado, vencedores para a segunda etapa do Campeonato Europeu de KF e KFJ – disputada no último fim de semana, em Brandon, na Inglaterra – acabou errando, no domingo.

    Campeão do mundo em 2013, Tom Joyner (KF/Zanardi-Tm) e o indonésio Presley Martono (KFJ/TonyKart) surpreenderam nas provas finais e ficaram com as vitórias da segunda rodada do continental – e se colocaram na briga pelo título, que será decidido em 26 de julho, na Suécia.

    A Final da KF foi eletrizante. Tom Joyner mostrou mais uma vez porque é um campeão mundial e deu a volta por cima em um fim de semana que começou com o 23º tempo na tomada – e teve, ainda, um abandono na fase eliminatória. Na Pré-final, foram 11 posições recuperadas para terminar no Top-5 e chegar com força na corrida decisiva.

    Força que mostrou de cara ao assumir a ponta ainda na terceira volta da corrida. Não saiu mais da liderança e venceu fazendo a dobradinha inglesa com Ben Hanley, enquanto Juan Correa, dos Estados Unidos, completou em terceiro.

    Agora Hanley e Joyner chegarão à etapa decisiva em Kristianstad separados por 13 pontos: 65 a 52 a favor de Hanley. Felice Tiene corre por fora e mantém as chances matemáticas de virar o jogo, com 31 pontos.

    Na KFJ, o fim de semana começou com Konsta Lappalainen e Presley Martono dominando a tomada de tempos. Na fase eliminatória, porém, quem assumiu a frente foi Rasmus Lindh seguido de Clement Novalak. Mas na Pré-final, uma nova virada de jogo: Martono e Alex Quinn tomaram as rédeas e fizeram 1-2. Mativeram a frente em uma disputa eletrizante na Final, com direito a ultrapassagem decisiva a duas voltas do fim – quando Martono reassumiu a ponta para vencer. Novalak completou os três primeiros lugares.

    O indonésio Presley Martono venceu a etapa na KFJ. (Foto: CIK/KSP)

    O indonésio Presley Martono venceu a etapa na KFJ. (Foto: CIK/KSP)

    Na classificação, o líder é Kenny Roosens, vencedor da primeira etapa do campeonato em Portugal, mas que só marcou nove pontos na Inglaterra. Por isso, a diferença dele para o segundo colocado caiu: Clement Novalak está a seis pontos, e Presley Martono a oito – empatado com Christian Lundgaard.

    A etapa inglesa teve a participação de dois pilotos brasileiros: Caio Collet e Felipe Drugovich, que chegaram a disputar a prova final, embora sem marcar pontos.

    Destaque na abertura do Europeu, em Portugal, Collet se manteve com chances matemáticas de título. Agora ele ocupa a sétima posição da KFJ, 24 pontos atrás do líder. Drugovich, por sua vez, é o 14º na pontuação, com 10 pontos marcados.

    A terceira e decisiva etapa do Europeu das categorias KF e KFJ será nos dias 23 a 25 de julho, em Kristianstad, na Suécia. Antes, porém, se definem os campeões europeus de KZ e KZ2. A final será em Genk, na Bélgica, nos dias 09 a 12 de julho.

    Clique nos links abaixo e veja os resultados completos da segunda etapa do Europeu de Kart para KF e KFJ (em .PDF):

    – Resultados KF

    – Resultados KFJ

  • Autor:
  • Ricardo Belussi - SÃO PAULO - SP

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>