• 13.7.2015 - 12:20 -
  • Camponeschi e Johansson vencem o Europeu de karts com marcha
  • Última etapa foi na Bélgica. Evento também teve a segunda do Troféu Academia

  • Campeão europeu de KZ em 2013, Max Verstappen acompanhou as finais em Genk e entregou o troféu a Jeremy Iglesias. (Foto: CIK/KSP)

    Campeão europeu de KZ em 2013, Max Verstappen acompanhou as finais em Genk e entregou o troféu a Jeremy Iglesias. (Foto: CIK/KSP)

     

    A cidade de Genk, na Bélgica, recebeu no fim de semana (10 a 12/7), a decisão do Campeonato Europeu de KZ e KZ2 – as principais classes de karts com marcha do mundo. No mesmo evento, os jovens pilotos do Troféu Academia fizeram a segunda etapa da temporada. Um total de 121 pilotos divididos nas três categorias e quatro brasileiros inscritos.

    O domingo, dia das decisões, começou com chuva e Pré-Finais eletrizantes no piso molhado. Para as corridas finais, porém, a água deu trégua e tudo aconteceu com asfalto seco. Foi nessa condição que o francês Jeremy Iglesias (Sodi/TM) assumiu a ponta logo na largada, ultrapassando o holandês Jorrit Pex (Intrepid/TM). Rick Dreezen (Ricciardo/Parilla) e Flavio Camponeschi (Tony Kart/Vortex) seguiram Iglesias e assumiram a segunda e terceira posições.

    Mas ambos acabariam punidos ao final da corrida por irregularidades no bico dianteiro. Marco Ardigò (Tony Kart/Vortex) e Ben Hanley (Croc/TM) fecharam o Top-3 da etapa. Com boa vantagem na tabela de pontos, o 13º lugar na Final não foi suficiente para tirar o título de Flavio Camponeschi, que ainda ficou sete pontos à frente de seu conterrâneo e companheiro de equipe, Marco Ardigò.

    Na KZ2, o campeão também não foi um protagonista da briga pela vitória. Em Genk, essa disputa ficou exclusivamente entre o alemão Alexander Schmitz (Tony Kart/Vortex) e o holandês Stan Pex (Intrepid/TM). A perseguição entre eles foi intensa na grande final, que terminou com vitória alemã. Nas voltas finais, Pex ainda teve de defender sua posição do sueco Joel Johansson (Energy/TM), que terminou em terceiro e faturou o título da KZ2 com três pontos de vantagem para o espanhol Pedro Hiltbrand.

    A rodada final do Europeu de KZ2 teve a participação de dois pilotos brasileiros: Gaetano Di Mauro e Enzo Bortoletto, ambos pela equipe oficial da CRG. Com boa experiência no kartismo europeu, Di Mauro chegou à Final depois de marcar o 23º tempo na tomada e terminar a fase eliminatória em 26º.

    Na Pré-Final, Gaetano e seu companheiro de equipe Fabrizio Rosati foram punidos por reparar o bico do kart na volta de desaceleração após a corrida. Assim, tiveram de largar na última fila da Final – prova em que Gaetano cruzou a linha de chegada na 18ª posição. Já Bortoleto, em sua estreia no kartismo europeu, abriu o fim de semana com o 44º tempo na tomada e a 38ª posição nas eliminatórias. Na repescagem, ficou em 10º, mas sem lugar nas corridas finais.

    Troféu Academia

    É a espanhola Marta Garcia quem vem ditando o ritmo do jogo na disputa do Troféu Academia. Vencedora da etapa de abertura, em Zuera (Espanha), a piloto voltou a vencer neste fim de semana, em Genk. Aliás, os espanhóis dominam a competição até aqui com os três primeiros colocados da tabela de pontos: Garcia, Xavier Brunet e Alejandro Lopez.

    Os brasileiros nessa disputa são os irmãos Murilo e Marcel Coletta, que andaram no Top-20 o tempo todo em Genk. Murilo, que chegou a largar na segunda fila da Pré-Final, terminou a etapa em quarto e se manteve com chances matemáticas de título. Ele é o quinto colocado na classificação, 33 pontos atrás da líder. Marcel Coletta, por sua vez, saiu do 16º posto na tomada de tempos para subir à 8º na fase eliminatória. Fez um P9 na Pré-Final e fechou a etapa com a 13ª posição.

    A final do Troféu Academia 2015 será nos dias 09 a 13 de setembro, junto com o Mundial de KZ em Le Mans, na França.

    Clique nos links abaixo e confira como terminaram as finais de cada categoria em Genk. Abaixo, os cinco primeiros colocados na classificação de cada campeonato:

    Corrida Final – Genk – KZ

    Corrida Final – Genk – KZ2

    Troféu Academia – Final – Genk

    Campeonato Europeu 2015 – KZ – Finalizado
    1- Flavio Camponeschi (ITA), 67 pontos
    2- Marco Ardigò (ITA), 60
    3- Ben Hanley (ING), 53
    4- Jeremy Iglesias (FRA), 50
    5- Patrik Hajek (RTC), 35

    Campeonato Europeu 2015 – KZ2 – Finalizado
    1- Joel Johansson (SUE), 55 pontos
    2- Pedro Hiltbrand (ESP), 52
    3- Andreas Fasberg (DIN), 44
    4- Luca Corberi (ITA), 40
    5- Paolo Besancenez (FRA), 35

    Troféu Academia 2015 – Após 2 etapas
    1- Marta Garcia (ESP), 64 pontos
    2- Xavier Brunet (ESP), 51
    3- Alejandro Lopez (ESP), 43
    4- Alfie Brown (ING), 32
    5- Murilo Coletta (BRA), 31
    18- Marcel Coletta (BRA), 6

  • Autor:
  • Ricardo Belussi - SÃO PAULO - SP

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>