• 23.12.2015 - 12:20 -
  • Liga Paulista de Automobilismo estreia em 2016
  • Organização será responsável pela Copa SP Granja Viana, 500 Milhas e SKB

  • LPA já organizou as 500 Milhas de Kart 2015, em Limeira. (Foto: Divulgação/KGV)

    LPA já organizou as 500 Milhas de Kart 2015, em Limeira. (Foto: Divulgação/KGV)

    A temporada 2016 terá uma importante novidade no automobilismo: pela primeira vez, três campeonatos de prestígio no esporte a motor serão organizados pela nova Liga Paulista de Automobilismo, entidade criada neste ano e filiada a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

    A LPA será a responsável pela Copa São Paulo de Kart Granja Viana, pelo Super Kart Brasil e também pelas diversas modalidades de esporte a motor do ECPA, de Piracicaba, que reúne competições de carros, arrancada e velocidade na terra.

    “O ano de 2016 será um marco na história de nosso automobilismo. Algumas novidades já serão anunciadas em breve e tenho certeza de que a médio prazo pilotos, equipes e todas as pessoas que vivem do esporte a motor vão se beneficiar com esta nova medida “, explica Felipe Giaffone, que, além de piloto da Fórmula Truck (na qual é tricampeão brasileiro e sul-americano), também atua como promotor da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

    Uma das novidades anunciadas já no final deste ano é que o Super Kart Brasil fará suas etapas dentro da Copa São Paulo de Kart. “Há muita sinergia entre os dois campeonatos e vamos fazer de uma forma em que os pilotos possam participar das duas competições, ainda mais em um ano especial para o Kartódromo Granja Viana, que completa 20 anos em 2016″, diz Giaffone.

    Copa São Paulo de Kart Granja Viana (Foto: Jackson de Souza)

    Copa São Paulo de Kart Granja Viana (Foto: Jackson de Souza)

    A LPA anunciou também um novo formato de competição na Copa São Paulo. As dez provas do ano serão divididas da seguinte forma: Torneio de Verão, Torneio de Inverno e Torneio KGV, cada um com três etapas cada. Em outubro, uma final reunirá os melhores pilotos destas copas e assim será conhecido o grande campeão de cada categoria.

    “Desta forma, será possível que os pilotos de fora de São Paulo também possam participar de forma mais intensa em uma das copas e chegar com chances de ser campeão na final. Além disso, com o SKB integrando parte das etapas, vamos adotar o Regulamento Nacional de Kart (RNK), permitindo que os competidores que buscam preparação para o Brasileiro possam usar seus equipamentos também na Copa São Paulo, em categorias como Graduados, Junior etc”, explica Giaffone.

    O final da temporada 2015 também foi marcado pela criação da Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo (ABPA), criada com o intuito de atuar de maneira transparente com responsabilidade no automobilismo nacional e internacional, sendo uma entidade sem fins lucrativos e que está aberta a todos competidores do esporte a motor no País.

    “Este final de ano foi marcado por importantes conquistas dos pilotos fora das pistas e este é o momento em que a união de todos os setores que atuam no automobilismo pode fazer uma grande diferença na melhora de nosso esporte já a partir de 2016″, diz Giaffone.

    Confira o calendário 2016 da Copa São Paulo de Kart e SKB, ambos organizados pela Liga Paulista de Automobilismo.

    Torneio de Verão
    27 de Fevereiro – COPA SP / SKB
    12 de Março – COPA SP
    09 de Abril – COPA SP / SKB – Interlagos

    Torneio de Inverno
    28 de Maio – COPA SP / SKB
    18 de Junho – COPA SP / SKB
    13 de Agosto – COPA SP

    Torneio KGV
    03 de Setembro – COPA SP / FESTIVAL BRASILEIRO DE ROTAX
    01 de Outubro – COPA SP
    29 de Outubro – COPA SP / SKB – Interlagos

    Super Final
    26 de Novembro – COPA SP

  • Autor:
  • Ricardo Belussi - SÃO PAULO - SP

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>